terça-feira, 1 de novembro de 2011

Os Benefícios do Sexo para a Saúde


Sexo faz bem à saúde. Você já deve ter ouvido essa afirmação por aí. Até mesmo o então ministro da saúde em 2010, José Gomes Temporão, recomendou o sexo como atividade eficaz no combate à hipertensão e causou polêmica. Polêmica desnecessária, diga-se de passagem, porque as pesquisas estão aí pra confirmar a eficácia dessa prática.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) coloca a atividade sexual como um dos índices que medem o nível de qualidade de vida, ou seja, coloca o sexo como algo tão vital à saúde como comer, dormir e fazer exercícios físicos (sexo também não é um exercício?).

Durante o sexo o corpo libera endorfina, neurotransmissor responsável pelo bom humor, resistência ao stress e à dor e sensações de prazer. Segundo o clínico-geral, sexologista e terapeuta sexual João Borzino, o sexo faz bem para o corpo todo: melhora o funcionamento do nosso sistema de defesa, deixa a pele e os cabelos mais bonitos, faz a gente dormir melhor, ajuda no controle da incontinência urinária, ajuda a combater gripes e outros resfriados, queima calorias, relaxa e tonifica os músculos, combate a depressão e a ansiedade... Ainda resta alguma dúvida que a prática do sexo faz bem à saúde?

Porém, é preciso ter alguns cuidados para usufruir apenas dos benefícios dessa prática. O uso da camisinha para previnir uma gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissivéis como a sífilis ou até mesmo a AIDS é imprescindível. Visitar o médico pelo menos uma vez por ano e fazer exames como Citologia, Provas Hepáticas e Exame de Urina são atitudes que devem ser incorporadas, tanto para a mulher quanto para o homem. Cuide-se!

Então, essa a dica da Apimentada para uma vida saudável, prazerosa e sem sustos pra você. Gostou? Deixe suas sugestões e dicas para o próximo post.
Até a próxima, Queridos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário